Monday, 29 January 2007

Paris - parte II (a saga continua)


Paris não deixa de me surpreender! Seja pelas seus monumentos excepcionais, pelas suas avenidas largas e imponentes, pela sua cultura única e pelo bom aproveitamento turistico que fazem dela, seja pelos TAXISTAS, vulgo FOGAREIROS que a servem!!!


Toda a gente sabe que Paris e os seus arredores são imensos, e ninguém no bom uso da sua sanidade mental ousaria dizer que conhece todas as direcções e estradas de cor, sem recurso a mapas ou GPS. Porra, não é o mesmo que conhecer bem o centro de Vilela Seca e seus arredores até ao polo de logística, digo eu... e mesmo aí, com as alterações que se avizinham, já nem todos se conseguem orientar facilmente...

Se já no dia que cheguei as coisas se tornaram complicadas para chegar a bom porto (quero dizer, ao tal hotel no meio de nenhures...pois demorei ainda mais de meia hora a tentar chegar ao dito, com paragens em vários sitios para o taxista perguntar direcções...) esta situação agudizou-se na 5ªf passada, quando já farto de não sair do hotel, decidi ir a Paris jantar e passar um bocado da noite.
Seria mais ou menos 1 da matina, quando já cansado de passear junto às margens do sena, decidi voltar à Amadora lá do sitio, para repousar no meu distinto hotel. Tudo parecia normal, apanhei um taxi e lá disse: "Para o Novotel de St Quentin. se faz favor!"... logo ali deveria ter previsto problemas, quando a resposta foi... "O Sr. conhece o caminho para o hotel?... não, respondi... Ok, pas de probleme, chegamos à dita terra e facilmente lá iremos ter", disse ele... uhmmm, depois do que já tinha passado no dia da chegada, fique ligeiramente preocupado, mas a confiança e desenvoltura com que o dito taxista me respondeu parecia revelar que nada de anormal iria acontecer (pensava eu...).

Pois basicamente o que aconteceu, foi que uma hora e meia depois encontrava-me perdido no meio do campo, onde nem as vacas pastavam (tb às 2.30 da manha, seria dificil) e onde nem viv’álma aparecia na rua para nos poder indicar um caminho (tal o afastados que estávamos de qualquer centro populacional)…como é óbvio, passamos por vários sitios antes, onde se o Sr. Fogareiro poderia ter parado para perguntar, mas como um francês sabe sempre tudo e não precisa de ninguém (nem mesmo da própria sombra) foi sempre dizendo que estávamos perto…mas perto do quê camandro???…se tu não fazes puto ideia de onde fica o Hotel!!!!! A cada frase de “não se inquiete pas, porque já estamos a chegar” era mais um km adensado no meio da pradaria…”Se bem se recorda”, dizia-lhe eu… “o tal hotel fica perto do technocentre da Renault, uma zona industrial, com prédios e coisas parecidas…como o Sr. bem pode ver, estamos precisamente numa zona totalmente oposta, de verdes campos e quintas praseirentas… não lhe parece, que porventura, só porventura (não fosse eu ferir as suas francesas susceptibilidades) estamos um pouco perdidos!?! “non, non…estamos perto…ainda agora vi ali um sinal a indicar o caminho”… os tomates, é que deves ter visto..a não ser alguma placa a dizer fim do mundo ao virar da esquina…

Enfim…o que vale é que os Deuses devem estar comigo pois, no meio de nenhures, lá apareceu um velho renault 5 com 2 amigos (sim passaram a ser grandes amigos) do mágrebe (pois se fossem franceses não tinham parado sequer) que de tão longe que estávamos do tal hotel (impagável a cara dos ditos quando o Sr. Fogareiro perguntou: “O Novotel de St Quentin fica por estes lados, verdade?” ..Quoi Monsieur?!?, “uh la la (pois…tinha que vir…) isso fica precisamente para o lado inverso de onde vêem…) simpaticamente se ofereceram para nos guiar de regresso ao bom caminho…

2 horas volvidas, 80 € pagos (já com desconto pela "pequena enganadela no caminho" e mais 10 € que o taxista deu aos Magrebis para irem beber uma cerveja) cheguei aos meus aposentos (que desta feita tinham luz...também só me faltava, né?!?) uma vez mais enebriado pelos franceses e a sua supremacia intelectual....

França é linda, Paris um dos seus corolários...mas se tirassem do país os franceses, seria certamemte um sitio bem melhor..., mas é que bem melhor...xiça!!!

PS 1 - Em nota final, dizer que o 1º taxista que me levou para o hotel desde o aeroporto era Português...daí que pela arte do desenrasca lá chegamos ao hotel sem 1/10 dos precalços... não é assim tão dificil..basta admitir que não se sabe...
PS 2 - Bosta de hotel, que ninguém conhecia / sabia ir lá ter... foram 2 as vezes que eu lá fiquei... a 1ª e a última...certinho!!!! ;)

No comments:

Qual é a ideia base?

Foram ao cinema e gostaram do filme (ou não), aquele concerto imperdível, a peça de teatro que não presta, uma saida à noite, umas férias fantásticas (ou menos), um restaurante recomendado, uma conversa de familia, um livro que devem ler sem falta, uma bosta dum problema no trabalho, um desabafo, tudo, nada... enfim...
Eis algumas ideias do que podemos escrever aqui, para que todos os Calvões se mantenham informados, sobre tudo o que rodeia a nossa família e sobre tudo aquilo que fazemos e somos.

Vá lá, não custa nada e pelo contrário ganhamos muito em nos conhecer ainda melhor e por saber um pouco dos gostos / desgostos / problemas / dilemas de cada um
Eu, pela minha parte, vou tentar escrever aqui qualquer coisa pelo menos uma vez por semana..a ver se dinamizamos esta ideia...

TUDO DEPENDE DE NÓS!!

Calvões - Sempre um passo à frente!